História

O local onde está situada nossa Escola, era destinado a uma Igreja onde se realizavam festas para arrecadar fundos para a compra de um  terreno.
Mais tarde, a comunidade sentiu a necessidade de  ter uma escola neste local porque na época só havia o Colégio São Cristóvão e a Escola Municipal Melvin Jones.
A comunidade se organizou e formaram uma comissão juntamente com o  vereador Emídio Sant’Anna de Moraes e a Madeireira Ruthenberg, a qual fez a doação do terreno para que fosse construída a escola.
A construção das duas primeiras salas de aula foi feita em conjunto com a Prefeitura Municipal e a Madeireira Ruthenberg, e em homenagem a família Ruthenberg, ficou como patronese de nossa escola a senhora Fruma Ruthenberg.
A senhora Fruma nasceu na Lituânia em 19 de agosto do ano de 1903. Veio para o Brasil no ano de 1913, morando inicialmente no Rio de Janeiro. Em 1914 vaio para União da Vitória.
A senhora Fruma casou-se com o senhor Chackel Ruthenberg e tiveram 2 filhos, Gerson e Delano Ruthenberg.
De extrema bondade, dedicada ao lar e aos filhos, partindo deste mundo emprestou seu nome a nossa escola, a qual foi inaugurada no dia 6 de maio de 1976, tendo como primeira diretora, a Senhora Maria Marta Baida Ruaro e, atualmente, a senhora Sirlene Vaudan.

A Bandeira

Como símbolo que representa nossa Escola foi criada a bandeira.
Os desenhos que nela se apresentam tem os seguintes significados: o tronco e o machado representam a madereira Ruthenberg, a qual contribuiu com a comunidade para a educação de seus filhos, e o livro e a caneta que significam a educação escolar.
A antiga bandeira da escola, levava as cores branca, vermelha e azul, não tendo registro da data da sua criação.
Em agosto de 2006 foi criada uma nova bandeira para substituição a antiga, nas cores azul e branco, com suas escritas em preto, preservando os significados quanto a seus desenhos.
Em acordo com professores e funcionários, foi decidido que iríamos inovar na criação da nova bandeira, a qual com muito orgulho expomos nas diversas oportunidades que se apresentam.