História

Histórico
A Escola Municipal Fruma Ruthenberg esta situada na rua Abilio Santos Carvalho, s/nº, no distrito de São Cristóvão, em União da Vitória, possui um total de 239 alunos nos turnos matutino e vespertino.
O local onde está situada nossa Escola, era destinado a uma Igreja onde se realizavam festas para arrecadar fundos para a compra de um  terreno.
Mais tarde, a comunidade sentiu a necessidade de  ter uma escola neste local porque na época só havia o Colégio São Cristóvão e a Escola Municipal Melvin Jones.
A comunidade se organizou e formaram uma comissão juntamente com o  vereador Emídio Sant’Anna de Moraes e a Madeireira Ruthenberg, a qual fez a doação do terreno para que fosse construída a escola.
A construção das duas primeiras salas de aula foi feita em conjunto com a Prefeitura Municipal e a Madeireira Ruthenberg, e em homenagem a família Ruthenberg, ficou como patronesse de nossa escola a senhora Fruma Ruthenberg.
A escola foi inaugurada em 06 de maio de 1976 e começou a funcionar no dia 10 de maio do mesmo ano. Sua criação foi oficializada pelo Decreto Municipal nº 34/82, de 1º de junho de 1982.


Histórico da Patronesse
A senhora Fruma nasceu na Lituânia em 09 de agosto do ano de 1903. Veio para o Brasil no ano de 1930, morando inicialmente no Rio de Janeiro. Em 1934 vaio para União da Vitória. Casada com o senhor Chackel Ruthenberg e tiveram 2 filhos, Gerson e Delano Ruthenberg. De extrema bondade, dedicada ao lar e aos filhos, partindo deste mundo emprestou seu nome a nossa escola.

A Bandeira
Como símbolo que representa nossa Escola foi criada a bandeira.
Os desenhos que nela se apresentam tem os seguintes significados: o tronco e o machado representam a madeireira Ruthenberg, a qual contribuiu com a comunidade para a educação de seus filhos, e o livro e a caneta que significam a educação escolar.
A antiga bandeira da escola, levava as cores branca, vermelha e azul, não tendo registro da data da sua criação.
Em agosto de 2006 foi criada uma nova bandeira para substituição a antiga, nas cores azul e branco, com suas escritas em preto, preservando os significados quanto a seus desenhos.
Em acordo com professores e funcionários, foi decidido que iríamos inovar na criação da nova bandeira, a qual com muito orgulho expomos nas diversas oportunidades que se apresentam.


Galeria dos Diretores

1977 a 1978 - Maria Marta Baida Rauro
1979             - Rosi T. S. Pacheco
1980             - Zélia Maria F. Schier
1981             - Ionita da Costa
1982             - Selma Bochnia
1983 a 1987 - Marli T. Polsin Brugnago
1988 a 1990 - Ilsa S. Martins